quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

  


Programa do governo que se responsabiliza pela inclusão digital


     Proinfo é um programa educacional que promove o uso da telemática - conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações - como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, por meio também de equipamentos tecnológicos além do suporte pedagógico, para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem.

     Para participar do programa a escola deve dirigir-se à Coordenação Estadual do ProInfo na Secretaria de Educação do Estado, definir um projeto político Pedagógico de uso das TIC na educação, demonstrando como será essa aplicação, e depois fazer um ofício para solicitar os computadores para as escolas.

     O site, tanto quanto o programa, está inserido no Ministério da Educação e Cultura e é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Informática na Educação a Distância (DEIED). Na sua seção de APRESENTAÇÃO são explicados quais as intenções do programa. Na seção LINHA DO TEMPO existe um cronograma, desde 1981, que mostra a presença e evolução da informática desde sua aplicação no país.

     ESTRUTURA é uma seção que mostra o organograma do programa. PARCEIROS mostra os agentes envolvidos no programa. Em INSTITUCIONALIZAÇÃO é mostrado quais os mecanismos que tornaram o programa uma instituição. Em BIBLIOTECA podem ser encontrados documentos, artigos e textos, publicações, banco de imagens, teses, projetos e glossário na Educação à Distância.

     Na seção PONTO DE ENCONTRO podem ser encontrados: 
  • MATERIAL DE APOIO - Glossário, Apresentações, Atividades, Ferramentas, Relatos, Simulações, Sites do Núcleo de Tecnologia Educacional e Links interessantes; 
  • TEXTOS com artigos, revistas, monografias e livros sobre educação e informática; 
  •  INTERAÇÕES que mostram diferentes formas de interação - síncronas (em tempo real) e assíncronas - com o uso da informática, tais como: fóruns, chats, webnotes, equitext, forchat, WIKI, Blog e Flog, Livro Virtual e Utilidades.
     É bom observar que algumas das opções oferecidas dependem de cadastramento prévio e outras, como as salas de bate-papo (chat), são públicas.

     Em COMUNIDADES são mostradas as comunidades virtuais on-line. Em COORDENAÇÃO estão listadas os representantes do programa, com nome, e-mail, telefone e fax, em todos os estados onde eles estarão disponíveis para orientar os navegantes. Na seção NOTÍCIAS estão disponíveis as notícias relativas à inclusão digital. Na seção NTE/Escolas é aconselhado que a escola mantenha contato direto com o Núcleo de Tecnologia Educacional da comunidade.

     A seção do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE), criado para dar suporte ao ProInfo, por meio de Estabelecimento de redes de comunicação; Divulgação de produtos; Disseminação de informações; Promoção do uso de novas tecnologias através de atividades nas áreas de Telemática e infraestrutura de informações e Contato com instituições internacionais vinculadas à tecnologia e a educação à distância.

     ACESSE A LISTA é uma seção que mostra a lista das discussões do ProInfo. Em FAQ pode-se encontrar as perguntas solicitadas mais frequentemente. E, finalmente, MAPA DO SITE mostra todas as seções citadas anteriormente. Ainda em Escolas beneficiadas pode ser encontrado o mapa do país com todas os lugares onde o programa está implatado.

     De fácil navegação, este é um site que mostra a importância da inclusão digital para educação de nosso país e como essa inclusão é responsabilidade do governo por meio de seus programas de incentivo. Boa navegação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário